Que caminho inspira você?

A crueldade disfarçada
Estive pesquisando de perto, muito perto, a Doutrina Espírita. Pesquisando junto a pessoas que a muito tempo praticam essa doutrina e também, junto a pessoas extremamente científicas, formação acadêmica, doutores, sérios pesquisadores. Nesse caso, conheci um pesquisador, Elieser Cerqueira Mendes, que afirmava: Qualquer pessoa pode tornar-se sensitiva, há técnicas para isso.

Ora, ora… qualquer um pode tornar-se sensitivo… Pensei com meus botões, facilitaria a pesquisa se eu fosse estudar o assunto estando dentro, ou seja, me capacitando. Surpresa percebi que já estava dentro. Uma das formas de se tornar sensitiva é tendo um filho. Eu já possuía um.

Uma da linhas mestras dessa Doutrina é “A morte não existe” e outra de suas afirmações é “Lei de Causa e Efeito”. Existem muitas outras. Porém, quantas mais você conhece? Quantas mais você vê, a maioria dos que se intitulam “espíritas” anunciarem por aí?
…………
É assim… Você e muitos estão sem palavras.

A doutrina espírita é uma prática da bondade
Essa doutrina desenvolve a capacidade de sentir o outro, de ser o outro, de estar no lugar do outro, de ver como a outra pessoa vê e sentir o que a outra pessoa sente. Desenvolve uma capacidade empática ao colocar-se ao lado, junto a, precisa e preciosamente junto ao seu irmão. É o conhecimento de que somos um só. Nessa doutrina a base é a certeza de que quando alguém sofre, seu conforto vai ser atingido, pois somos realmente irmãos e não há pré-conceito que modifique essa realidade.

Então onde está a crueldade?
Se, apenas se, você possui somente essas informações e alguém está sofrendo ao se lado, você pode praticar a bondade espírita e colocar-se junto a essa pessoa e ajudá-la a chegar ao território da paz.
Ou…
Você pode, conhecendo a afirmação amplamente divulgada de causa e efeito, acusa-la de estar pagando por seus crimes passados: — É seu “Carma”, tem que aguentar a sua dor.

Passamos a vida tomando decisões, muitas delas afetarão nossas vidas de uma forma quase irreversível, mas o universo não é tão simplório. Regulado por 2 ou 3 leis? – Esqueça!

Em algum momento, a tentação a uma atuação simplista pode bater em qualquer porta, caso fosse à minha porta, eu me perguntaria:
— Um arquiteto tão inteligente, porque colocaria essa situação tão próxima de mim?
Caso, ainda assim, a tentação a crueldade em mim persistisse, eu utilizaria o instrumento “carma”, questionando:
— Que fiz para ter tanto sofrimento bem diante de mim?

2 Respostas

  1. Boa dia . o meu nome é Adriano e gotaria de saber mais da sua experiencia e opinião da teoria do Dr Eliser Cerqueira Mendes um grande abraço. Adriano.

  2. Olá, Adriano. Ele tem várias teorias muito surpreendentes, imagino que você se refere a questão da sensitividade. Como síntese é, para mim, ainda uma meta a alcançar, peço a voce para ler a resposta aqui: https://kuinzytao.wordpress.com/2007/06/04/captar-e-sentir/

Deixe um comentário

