Foucault é Demais

Uma pessoa determinada e muito sensível, falou de Habermas (Jürgen) para mim.
Um dos pensadores mais respeitados na atualidade.
Os textos de Habermas não eram encontrados na língua portuguesa, hoje sim,
porém nunca esse nome chegara aos meus ouvidos até aquele dia.
Gosto de ler, é uma viagem para mim, entro em um livro e é difícil me fazer voltar. Como nos 2001 livros que eu li, nenhum se referia a Habermas?
Em outro momento, o livro Memória Sertão de C. R. Brandão, despertou minha atenção para Walter Benjamin.
Esse autor fala de W. Benjamin de um jeito, a palavra sutiliza no ar e a gente a absorve.
Sou uma pessoa prática, mas é puro éter… me deixo tomar.
Fui buscar informações e encontrei também, o não menos fascinante, Foucault.
Se um dia eu me tornar mais técnica, talvez fale do significado de Habermas para mim.
Se um dia decidir quebrar em mim, o feitiço das falas de Carlos Rodrigues Brandão, talvez, encontre palavras que possam exprimir as sensações de identidade que tenho com W. Benjamin. Não poucas vezes, excedo meus limites, tentando convencer, da necessidade de abandonar ilusões coletivas, despertar dos sonhos coletivos.
E Foucault, nos ensinando a pensar, detalhando o Poder e como ele se eterniza, seguindo até nos levar “à compreensão das ‘tecnologias de si’ pelas quais os indivíduos ‘são levados a dar atenção a si mesmos, a se decifrar, a se reconhecer e a se confessar como sujeitos de desejo’. (Orlandi, Eni. Entrevista a IHU On-Line out/2004)”.
Habermas, Benjamin, Foucault e Bion estou mergulhada, tanto quanto é possível.
É isso. (Escrito em 2004)

Deixe um comentário

