Viva e deixe viver – Dale Carnegie

Considerado um dos homens que revolucionaram a Gestão empresarial, o conhecimento em Relações Humanas e as técnicas para Comunicação Eficaz, Dale Carnegie educa para a vida.

Tive um dos livros do mestre em diplomacia na minha estante, durante aproximadamente 3 anos. Não gostava do título, por isso não li. Passava a impressão de ser um livro para vendedores.
Eu era uma pessoa com liderança natural, as pessoas me ouviam, isso trazia uma responsabilidade capaz de vergar meus ombros, por isso era seletiva. Os vendedores, que eu conhecia, eram mal formados e haviam aprendido os meios para resultados rápidos, ou seja, dar torniquetes em um possível comprador e cavar um buraco invisível, no qual cairia, encurralado que estava.
A única maneira de livrar-se de um, sem se sentir um rato, era comprar.
Alguém com aspecto de vendedor?
Saia correndo. Feche as portas e janelas, deixe a campanhia tocar. Um dia ele haverá de desistir de passar por aqui.

Armin foi a pessoa que me apresentou Carnegie. Não falou de livro, de curso, de treinamento nenhum. Sempre que possível, conversava comigo, me ouvia.

A recepção dos fatos para uma pessoa
tem a ver com suas crenças interiores, o meio em que vive,
a educação e as experiências positivas ou negativas.

Sou do Rio Grande do Sul, e de um tempo / espaço em que impor-se sobre os demais era aplaudido. O pior que poderia nos acontecer era uma personalidade frágil, sinônimo de João Ninguém.
Minha geração é considerada de faca na bota, escreveu não leu o pau comeu.

Faça-se respeitar!
Tenha a última palavra!

Armin ouvia e falava em tom médio.  A forma como falava, o que pensava, como recepcionava uma pessoa, ia contra tudo o que eu havia aprendido. Esse encontro, para mim, foi o encontro da linha reta com a curva, da patrola em visita à diplomacia. Armin, mostrou-me formas de conseguir os resultados esperados, sem desgaste, preservando minha superestimada personalidade e a personalidade da outra pessoa, em estilo impecável e a mais fascinantes das técnicas, a demonstração.

Em seu livro, Dale Carnegie conta fatos reais sobre Lincoln, Roosevelt, Ford e suas administrações, assim como outros que hoje fazem parte da história mundial. Faleceu a mais de 50 anos e as maiores empresas dos Estados Unidos formam todos os seus funcionário no Instituto Dale Carnegie. Alguns contratos se mantém com a garantia de que os feito de Carnegie não serão mudados (comentários que se escutam, sem comprovação), a técnica, os exemplos, tudo intacto. De qualquer forma, os livros e as técnicas Carnegianas, estão espalhadas no planeta como vieram ao mundo. Para mim, uma delícia.

Ler um livro escrito a mais de 50 anos, poderá parecer em seus exemplos, um tanto ingênuo. Será preciso informar-se das relações entre pais e filhos desta época, como eram as personalidades e os hábitos. Há pessoas que por esses motivos não chegam ao quarto capítulo. Tradução discutível de certas expressões, mais o desconhecimento dos hábitos americanos, podem interferir, para pessoas com sensibilidade apurada e gosto para o português mais culto.

Tenho edições de 1985 de seus livros, não sei se foram revistas. Li todos os seus livros, palavra por palavra, busquei entender as entrelinhas, pratiquei todas as suas sugestões.
Sou da Classe 130 de “Effective Speaking and Human Relations” Prêmio Máximo ao Mérito; Classe 06 “Sales Course”; e “Graduate Assistant” junto a Classe 132 em Porto Alegre – RS – Brasil.

A responsabilidade da liderança deixou de ser um peso e tornou-se para mim uma troca agradável. Minha forma de tratar vendedores após conhecer Dale e Armin também estão modificadas.
Pratique essas técnicas, debata sempre que discordar ou não conseguir praticá-las, se puder participe de seus treinamentos.

Deixe um comentário

