Mundo dos contos de fadas

Clarissa Pinkola EstésAinda hoje, esperamos o príncipe encantado. Ainda hoje todas as nossas economias são dirigidas a manutenção de nossa aparência de princesa. Ainda colocamos a fachada sobre tudo o que é essencial.

Perdidas na condição de lindas estátuas a espera do beijo que irá nos acordar, sem dar-nos conta que entre a paralisação e o beijo passaram-se 100 anos.

Seguimos assim, pensando que o lobo pode ser um lobo bom. Que a bruxa tem uma antítese só para a nossa proteção. De ilusão em ilusão deixamos passar… o presente.

Mulheres que correm com os lobos

O arquétipo da mulher selvagem

“Sensação de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais freqüentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés. Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico.

Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba-Azul, Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos e La Llorona, a autora identifica o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate desse passado longínguo, como forma de atingir a verdadeira libertação.

Técnicas da psicologia jungiana e algumas formas de expressão artística ligadas ao corpo podem ajudar na tarefa, mas a compreensão da natureza dessa mulher selvagem, com todas as características de uma loba, é uma prática para ser exercida ao longo de toda a vida.”

Anúncios

4 Respostas

  1. Olah,
    Gostaria de saber qual endereço eletronico de Clarissa Pinkola Estes ou qualquer outro endereço para correspondencia. Temos um grupo de mulheres que estudam, juntas, o livro ” Mulheres…”
    Um abraço,
    Margareth

  2. Olá Margareth, o Site de Contato da Dra. Clarissa é http://www.mavenproductions.com/estes.html – é através dele toda a comunicação com ela, essa é a informação que tenho. É um site em inglês. Seu grupo é aberto? Voces publicam as discussões em grupo?

  3. I’m very eager to knw more about M.s pinkola estes.so can u help me to make connect with her or a way that I can speak more with her ?
    I read her book wich name is the woman who runs with wolves
    can u help me to find her?
    I think she is yet in life.
    sincerely
    e.Sharifi

  4. Hello, Ela

    Dr. Estés exposes her activities on the website http://www.mavenproductions.com/estes.html. She also blogs at http://themoderatevoice.com/author/clarissa. There’s also a page on the website where you can make special requests, if you need her attention for some incident in your area of work.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: