Peixe “unissex” – contaminação em Washington

Pesquisadores estão achando peixes machos com ovos nos órgãos genitais por toda a região do Rio Potomac – AP

WASHINGTON – Cientistas americanos dizem que um peixe anormal “unissex”, com características de macho e fêmea, foi descoberto no Rio Potomac e tributários na cidade de Washington e arredores, levantando dúvidas sobre a contaminação de milhões de pessoas que bebem água da rede pública nessas áreas.

“Não sei, e não acho que alguém saiba, a resposta à pergunta: o efeito nos peixes é transferível para seres humanos?”, disse Thomas Jacobus, gerente-geral do Aqueduto Washington, que filtra a água do rio para os moradores da capital dos Estados Unidos e subúrbios no norte do Estado de Virginia.

Até agora não há notícia de que a água do Potomac seja imprópria para consumo, de acordo com Jacobus e representantes de outros serviços de purificação de água.

Seres humanos deveriam ser menos sensíveis à poluição do que peixes, porque têm maior massa corporal e hormônios diferentes. Diferentemente dos peixes, o corpo das pessoas não está imerso na água o tempo todo.

Os primeiros peixes alterados foram encontrados em 2003. 80% dos peixes estão unissexAgora, pesquisadores estão achando peixes machos com ovos nos órgãos genitais por toda a região. No mês passado, testes em três tributários do Potomac revelaram que mais de 80% dos machos de uma determinada espécie carregavam ovos.

Ciência e Meio Ambiente – 06set2006 – 1808hs
Fonte: Estadão

Links notícias originais:
03nov2004 – National Geographic

06set2006 – By MATTHEW BARAKAT, Associated Press Writer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: