Se… Anime

AnimeXtreme está aí de novo. Impossível não confluir

Sei que educação é complexidade pura, chegamos até aqui através de muita experiência, vivência, pesquisa. Há pessoas trabalhando para absorver métodos de inserção da cultura atual no ensino escolar. Há, porém, na juventude uma pressa, uma expectativa natural que parece prestes a derrubar todas as cercas, todas as grades, todos os muros que existem entre o método de ensino e o aprendizado, sem abrir mão do que consideram “vida”.

Caso, eu tivesse uma turma de alunos, pediria a eles que trouxessem seu mundo pra dentro da sala de aula. Personagem de desenhos, da televisão, da revista predileta da internet também. Qualquer personagem, mesmo que histórico, que eu fosse inserir em suas vidas, seria através de representação. Quem não ouviria um velho mago, desde que chegasse caracterizado, cheio de efeitos especiais sala adentro. Quem não o esperaria com ansiedade?

Momento mágico é tudo o que queremos em nossas vidas

Está na hora de nosso lado racional, neuroticamente mental, tiranicamente mental, devolver o espaço que arbitrariamente solapou da representação artística. Devolver à criatividade o valor e o espaço que retiramos por amor à técnica, por amor à exatidão. A linha reta que traçamos rumo ao desenvolvimento levou-nos quase à histeria. Estamos estressados, furiosos, sem paciência para sensibilidades ou delicatesses. Produções pessoais — realmente pessoais — são para pessoas centradas. Estamos habitando um espaço fora de nós, atentos às tendências, notícias, tempo, supostamente para não perdermos espaço. Dedicar-se à arte hoje é meio que sinônimo de preguiça ou vagabundagem, como tocar violão e cantar era há pouco tempo atrás.

A visão é o sensor mais aprimorado dessa geração, uma capacidade absurda no que tange a registros. Colocam rapidamente o olhar sobre algo e surpreendentemente um universo se eternizou.

HQUm livro tem valor quando alça a imaginação ao aparentemente inalcançável. Essas leituras modificam hábitos, o modo de vestir, o vocabulário, expectativas de vida, ou seja, transformam imagens mentais em ações, e criatividade. Permitir ao jovem expressão através da representação traz as sensações para o cotidiano, para o mundo da matéria o que parecia impalpável. Um jovem torna-se apto para qualquer profissão se for de seu interesse, quando se tratar de um mundo que ele gostaria de habitar, gostaria de ajudar a construir.

A experiência através da leitura, só através da leitura ou da audição, torna uma pessoa apenas expectador, platéia. Há um momento em que perguntará a si mesmo: Vou passar a minha vida aplaudindo a experiência alheia?

A juventude quer ser dona de seu tempo

Será tão difícil assim descer do palco e prepará-lo para os alunos?
Claro que os adultos de hoje acreditam em transmitir sua experiência aos jovens. Os meios poderiam ser escolhidos de forma a tornar a aprendizagem mais voluntária, mais prazerosa. A meta afinal não é a juventude mais próxima de mestres, da realidade e até de livros?

Um grupo que se emociona, sorri, se assusta com as vivências em comum, tem maior probabilidade de se tornar uma comunidade.

Penso assim. Apoio eventos como AnimeXtreme, HobbitCon e assemelhados, todos de grande valor. Eles levam a juventude (e não só ela) para além desse ou daquele HQ; levam à pesquisa para sustentar o assunto, pois precisam saber bem mais, afinal estão expostos; levam à busca de materiais com que possam representar seu personagem e sua manipulação; procuram se relacionar melhor para a realização de seu empreendimento, de seu projeto; envolvem a família na busca de apoio, tanto financeiro como logístico; buscam opiniões, não aceitam qualquer coisa, querem o que há de melhor. Estarão no palco, mas não é só isso, querem se divertir e não só posar pra foto.

Ao deixar de ser platéia, de ser olhos e ouvidos, torna-se um agente, atuante.

Você já viu um adolescente quase obrigando os pais a pagarem para eles irem à escola onde estarão seus colegas em um sábado e domingo? Não? Ah! você precisa assisti-los organizados em filas imensas esperando a hora da abertura dos portões para serem personagens culturais. Vá! dê uma espiada! Pague para ver e saia de queixo caído.

Anúncios

Uma resposta

  1. Brilliant page., brother

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: