A perda da orientação paterna e a crise das identidades

‘A Invenção do Futuro – um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade’ é resultado de dois encontros entre psicanalistas, juristas, filósofos e jornalistas promovidos pelo psicanalista Jorge Forbes, pelos juristas Miguel Reale Júnior e Tercio Sampaio Ferraz Junior e pelo filósofo Gilles Lipovetsky, que se reuniram para discutir como lidar com o novo laço social da globalização em suas múltiplas expressões, com um novo olhar.

Novas Identidades

Novas Identidades

O livro é um convite a que mais pessoas se empenhem para que esses novos tempos pareçam menos apavorantes e ansiogênicos, para que possamos explorar sua vertente da invenção criativa de um novo laço social, um novo amor além da hierarquia paterna estabelecida na era da modernidade. Entre os temas abordados, destacam-se a hipermodernidade e as possibilidades virtuais da realidade; o individualismo e sua relação com uma responsabilidade atual, intersubjetiva, porém singular; o consumo e as mídias, articulando as diferenças; a quebra dos imperativos nos costumes, nas roupas e no uso do luxo; e as soluções que se apresentam para a perda da orientação paterna na crise atual das identidades.

Mostra que temos a chance de sermos passageiros de uma mudança histórica sem precedentes e que cabe a nós fazer com que essa viagem possa ser vivida com interesse e entusiasmo, apesar dos solavancos comuns a uma mudança fundamental de atmosfera. O resultado é uma viva e rica discussão das constituições culturais e dos nossos limites, por uma renovada sensibilidade para o século XXI.

A Invenção Do Futuro – Um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade

Organizador: FORBES, JORGE
Organizador: FERRAZ JR., TERCIO SAMPAIO
Organizador: REALE JUNIOR, MIGUEL
Editora: MANOLE
Assunto: CIÊNCIAS SOCIAIS – SOCIOLOGIA

ISBN: 8520423299
ISBN-13: 9788520423295
Livro em português – Brochura – 1ª Edição – 2005 – 160 pág.

Sobre os autores:

FORBES, JORGE
Psicanalista e médico psiquiatra, Jorge Forbes foi aluno de Jacques Lacan, em Paris. Na mesma época, seguiu seminários de Michel Foucault, Claude Lévi-Strauss e Roland Barthes. Fez pós-graduação em psicanálise na Universidade de Paris-8. No Brasil, foi professor de psicanálise, lingüística e semiótica na Universidade de São Paulo. É membro da Escola Européia de Psicanálise e presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana. Um dos principais introdutores do pensamento de Lacan no Brasil, participou da fundação da Escola Brasileira de Psicanálise. Conferencista, consultor, diretor de institutos de pesquisa, tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

FERRAZ JR., TERCIO SAMPAIO
Tercio Sampaio Ferraz Junior é professor Titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

REALE JUNIOR, MIGUEL
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Miguel Reale Júnior é professor titular de Direito Penal nessa mesma faculdade. Advogado militante presidiu a Associação dos Advogados de São Paulo e é ex-membro do Conselho Federal da OAB. Em suas atividades político-institucionais, foi presidente da Comissão de Reconhecimento de Mortos e Desaparecidos durante o Regime Militar e ministro de Estado da Justiça em 2002. ‘Dez Mulheres’ é seu primeiro livro de ficção

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: