O custo real — quem paga por você?

A cada 6 meses tudo o que possuímos torna-se descartável, ou seja, 99% do que utilizamos. Annie Leonard explica como funciona o sistema linear do capitalismo, após 10 anos viajando pelo mundo. Segundo ela, para entender como um eletrônico pode custar $4,99, nos EUA. Embora os registros contábeis demonstrem o custo como provável, utilizando nossas capacidades racionais, percebemos comercialmente a impossibilidade de ser o custo real. Ela não estava pagando o preço real, então quem pagava por ela?

Destaque para o momento em que diz:

“… Se o mundo todo consumisse como os Estados Unidos precisaríamos de 3 a 5 planetas… e temos apenas um. Então, a resposta do meu país a esta limitação é simplesmente ir pegar os recursos dos outros! Isto é, no Terceiro Mundo que, como alguns diriam, é outra palavra para designar coisas que, de alguma maneira, foram parar na terra dos outros.” …

Em discussão o meu, o seu, o nosso dia-a-dia:

2 Respostas

  1. Muito dez o post!
    Estou até repassando pra todos XD
    Acho que ficou faltando apenas o link para o site.. tive que buscar lá no Youtube: http://www.storyofstuff.com/
    Bom saber que as coisas estão mudando.. devagar, bem devagar, mas estão. Só espero que dê tempo…
    Abraços

    • Oi Verhaeg, que saudades!
      Sabes que fiquei também comovida e pensei: Que mudança! Para mim, essa consciência do que estão impingindo ao mundo é radical. Vou add o link

Deixe um comentário

