CULPA SINÔNIMO DE ONIPOTÊNCIA

Nesse ano de 2012, há um sentimento que pretendo trabalhar que atrapalha muito o crescimento, o desenvolvimento  em direção a individualidade. É a culpa.

Os especialistas afirmam que a onipotência é capaz de levar um ser humano a crer, que é um poço de culpa. Então, se eu for prepotente o suficiente e me sentir o centro do universo, assim, explicaria o sentimento de culpa com o que ocorre ao meu redor.

Já estive presente, quase na pele de alguém que sentia muita culpa, percebi que o único sentimento que essa pessoa não tinha em sua consciência é o sentimento de grandeza, de potência. Eu também já me senti assim. Os sentimentos são de derrota, de incompetência, de tristeza, de extrema confusão e desprezo por si.  É muito difícil acreditar-se capaz ou hábil em alguma área, quando seus sensores não correspondem as suas expectativas, em áreas que determinamos básicas em nossas relações. E, sermos vítimas de nós mesmos é a própria barbárie.

Percebo que não é simples, mais um defeito — a onipotência somada a culpa, ou seja, mais peso a todo aquele que já faz, um ser que se culpa, vergar, a primeira vista.

Há muita pesquisa nesta área, e como nunca desprezo um trabalho de pesquisa, essa afirmação, me parece merecer o benefício da dúvida.

Ousadia é para pessoas determinadas, inconformadas e também um convite à cura. Ouse mergulhar nesse assunto e inspire-se com a brisa suave que nos convida a uma existência com mais liberdade.

Minha proposta é dissecar o assunto no decorrer deste ano.  Para isso trouxe alguns links.  Acompanhe essa jornada!

Anúncios

Uma resposta

  1. Confere comigo o que vc. diz! Descobri há pouco tempo essa forte relação entre culpa e onipotência. Acho que é um tema muito bom e útil para se trabalhar. Vou acompanhar! bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: